segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como trabalhar remoto com python / django? Parte 02 (pré-requisitos)

Quem leu o poste anterior (Como trabalhar remoto com python / django?) pôde perceber que existem alguns pré-requisitos (conhecimentos prévios desejáveis) para se começar a trabalhar remoto. Nada que não possa ser compensado com alguma outra habilidade, mas que ajudam a aumentar o número de possibilidades (oportunidades) de trabalho e as chances, independente da ferramenta escolhida.

Quando eu comecei, o conhecimento do inglês me ajudou num nível tal que, as empresas no Brasil que trabalhavam com django com vagas em aberto no nível que eu estava (Dois anos de django. Nível intermediário?) e com vagas para trabalho remoto eram desconhecidas, logo inexistentes. Havia a promessa de muitos benefícios ("aqui tem: cozinha completa, puff, vídeo game... a galera fica ai até tarde..." Vocês pagam hora extra? - "Não." Uhmmm...) mas o que eu queria mesmo era fugir do trânsito e flexibilidade de horário (Na época, eu ainda estava por entender o que era a tal "qualidade de vida").

Para aqueles que ainda não se convenceram sobre o inglês (ideologias e nacionalismo à parte) vamos lá. Dê uma olhada a sua volta e me diga: quanto da tecnologia a sua volta é de origem Brasileira (sua TV, geladeira, celular, seu carro ...)? As ideias são criadas, a tecnologia é desenvolvida e colocadas em prática fora do Brasil e somente depois de algum tempo vão chegar (na prática em forma de algum produto). As exceções são poucas. Logo aguardar por uma tradução em Português (além de adicionar mais um filtro entre você e o conhecimento) já é largar em desvantagem. É muito difícil inovar quando a visão que se tem é uma visão do passado. (Ao invés de criar um novo framework porque não ver se o que eu preciso já não existe e à partir dai construir a minha solução?)

Por exemplo: Quando eu trabalhei em Tóquio em 2010 o "smartphone (japonês) lifestyle" já era popular (era só deixar alguém dois minutos sem atenção que já estava no celular). Também na empresa já havia geladeira com a tecnologia "inverter" (o freezer é em baixo) que somente alguns anos depois apareceu no Brasil. Calculo que uma tecnologia popular no mercado japonês demore uns quatro anos para (talvez) ser conhecida e ter o mesmo efeito aqui. (sem contar com os lançamentos exclusivos para o mercado japonês - "in Japanese only"). E por ai vai.

Mas como aprender inglês? Eu só aprendi inglês depois que mudei tudo que podia (imersão) para inglês (notebook, celular, filmes, séries, leitura, material de estudo e por ai vai). Fora do Brasil, eu tinha duas opções de linguagem para comunicação; inglês ou japonês (escolhi a mais fácil, :D). Assim foram seis meses de imersão (leitura, escrita e comunicação) em inglês. Por último o quão motivado você se sente para estudar inglês e receber em dólar? (links sobre estudar inglês no final)

Um pouco antes de começar a trabalhar remoto, eu havia pedido uma redução de carga horária de trabalho (e consequentemente de salário) para fazer um mestrado. Mudando de 8 para 6 horas diárias. Assim, eu tinha um tempo livre em casa, chegando mais cedo e almoçando mais tarde. O mestrado não rolou (exigia dedicação exclusiva e os temas não me atraíram). A parte boa foi que esse tempo livre me deu espaço para fazer o que eu nunca tinha tempo fazer: ler livros (estudar e praticar um capítulo por dia), colocar em prática projetos e ideias pessoais, trabalhar em outros projetos locais como freelancer, dormir mais entre outros. Foi ai que eu senti o primeiro "gostinho" da liberdade.

Beleza, eu já sei inglês o que mais eu preciso estudar? O mercado. Mas eu só vou estudar e aprender o que o mercado quer? Não, mas o mercado é uma boa fonte de pesquisa para começar. Por quê? O mercado de tecnologia, talvez tenha um significado muito amplo, para simplificar vamos dizer que ele é composto de pessoas (empreendedores, desenvolvedores, pesquisadores entre outros) com interesses em comum. Quando um certo número de pessoas com interesses em comum entra em contato, inicia-se uma colaboração, ideias são validadas e cria-se uma comunidade. É essa comunidade ao redor, que no fim das contas, valida uma ferramenta ou tecnologia. Logo, quanto maior o número de pessoas interessadas em uma tecnologia, maior a chance de melhoria e continuidade ao longo de um determinado tempo (mas claro que isso não é uma ciência exata).

Na prática, ao iniciar uma busca por vagas de trabalho remoto, duas coisas irão começar a acontecer: alguns requisitos irão se repetir formando um padrão (tendência do mercado: 'O que eu preciso saber') e depois, com o passar do tempo, será possível se antecipar e prever o mercado. E assim, inovar.

Onde estão as vagas? Os tipos de trabalho remoto e remuneração? O termo "trabalho remoto" não diz muito sobre o tipo de trabalho realizado e muito menos sobre a remuneração. Bem, como em todo mercado trabalho a sua remuneração depende da sua capacidade de gerar valor e raridade (oferta e demanda). Contudo, via de regra é possível aplicar um cálculo simples. Descubra qual o valor da sua hora com base no seu (último) salário como CLT (salário e benefícios dividido pela horas trabalhadas). Tendo em mente que salário (CLT) é o menor valor pago pelo empregador para um empregado, se o trabalho remoto pagar menos, não vale a pena.

Os tipos de trabalho remoto (a forma de se trabalhar) podem variar bastante, mas para simplificar vou dividir em dois tipos: soluções rápidas (específicas); e convites para se juntar a equipe (contrato de longo prazo ou tempo indeterminado). No primeiro tipo, a relação de trabalho é mais "freelancer" ou seja resolve-se um problema pontual (configurar um servidor: nginx, gunicorn e django) da forma mais rápida e eficiente possível. O segundo tipo, um convite a se juntar ao time remoto (ou parte remoto e parte presencial) da empresa.

Em resumo esses foram os pré-requisitos para se começar a buscar um trabalho remoto fora do Brasil. Depois de aprender um pouco de inglês, calcular o valor mínimo da hora e escolher o tipo de trabalho remoto é só começar a buscar um trabalho interessante pelo aprendizado e / ou pela remuneração. Seguem os alguns links interessantes, bom divertimento e até o próximo poste.

Aprender inglês

Aulas individuais (online): italki.com. Top 10 (2013) conversação: top-10-language-exchange. Android APP: HelloTalk Learn Languages. Cursos online: Babbel Desktop: Rosetta Stone. Canais no Youtube (contribuição da minha esposa - Maiara) Tia do inglês e Você aprende agora

Remuneração

Trabalhos em geral de curta duração (bom para começar): upwork.comfreelancer.com


Guias de trabalho remoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário